Os fornos de fusão são fornos industriais que são utilizados nas fundições para fundição e manutenção. Dependendo do uso pretendido e dos requisitos de qualidade, funcionamento e eficiência, existem fornos de fusão com diferentes designs, mecanismos e técnicas. São adequados para alumínio, magnésio, latão, zinco, estanho e ligas de chumbo. Os fornos diferem em concepção, desempenho de fusão e capacidade. O que todos eles têm em comum é a utilização económica de energia, a emissão optimizada de gases residuais e a baixa perda de material através da queima.
Em princípio, existem dois tipos diferentes de aquecimento: eléctrico ou com combustíveis. Os fornos aquecidos por resistência são caracterizados pela sua alta flexibilidade. Os fornos alimentados a combustível têm os seus pontos fortes no maior desempenho de fusão e nas maiores capacidades do forno. A energia disponível no local de utilização e as possibilidades de encaminhamento dos gases de combustão determinam a escolha do método de aquecimento.
Fornos de fusão e de espera com aquecimento eléctrico
Com materiais condutores de aquecimento metálicos, é possível alcançar temperaturas até 1.300° C, e com a utilização de materiais especiais até 1.800° C. Os fornos aquecidos por resistência são utilizados como fornos de fusão e, de preferência, como fornos de espera. Os fornos de fusão e de retenção operados electricamente são ideais para processar alumínio, magnésio e ligas de zinco em todos os processos comuns de fundição, tais como fundição sob pressão, fundição sob baixa pressão, fundição sob pressão por gravidade e fundição em areia. A temperatura da fusão pode ser controlada com precisão por microprocessadores. Mesmo que os fornos de fusão aquecidos com combustível atinjam uma maior capacidade de fusão, o aquecimento eléctrico é a primeira escolha em termos de eficiência energética óptima.
Fornos de fusão e de manutenção com aquecimento a gás e óleo
Os fornos de fusão aquecidos a combustível são perfeitamente adequados para operações de pré-fusão e são preferidos para carregamento líquido de máquinas de fundição ou são utilizados em fábricas de refundição de metais não ferrosos. Para seleccionar o forno certo, deve ser determinado o material de carga, a liga, a capacidade de fusão e temperatura desejadas, bem como o modo de funcionamento. No entanto, pontos como a fiabilidade, facilidade de operação, custos de operação e manutenção também devem ser tidos em conta. Se quiser fazer o melhor uso possível da energia consumida e atribuir importância à mais alta qualidade, os fornos de fusão a combustível com sistemas de queimadores, incluindo recuperação de calor, são a escolha certa.
Fornos de fusão de veios - Fornos de fusão usados para alumínio
Qualquer pessoa que coloque elevadas exigências à qualidade do metal, desempenho de fusão e eficiência económica, por exemplo, fundições de alumínio / fundições de fundição sob pressão, utiliza fornos de fusão de eixos. Estes fornos têm uma geometria de eixo especial com tecnologia de queimador especialmente adaptada. Todas as etapas do processo, tais como pré-aquecimento, aquecimento e liquefacção, são combinadas num só eixo de fusão. No topo, o material de fusão ainda frio é inserido no eixo, depois afunda-se no eixo e aquece no seu caminho para baixo. O forno de cuba funciona segundo o princípio da contra-corrente, que é favorável do ponto de vista da engenharia térmica, uma vez que o calor é extraído dos gases residuais ascendentes durante a fusão.
O seu perito em fornos de fusão usados
Na Fiss pode comprar um forno de fusão e um forno de retenção usados, que são operados com electricidade, gás ou petróleo. Temos mais de 30 anos de experiência na compra e venda de máquinas usadas para a indústria da fundição. Apoiamo-lo profissionalmente na sua procura do forno certo para o seu negócio e somos guiados pelas suas exigências. Os nossos engenheiros e técnicos altamente qualificados oferecem-lhe o serviço completo perfeito, que vai desde a desmontagem e revisão da máquina até à tomada a cargo da logística, montagem e instrução no novo local.