Bühler Evolution B 420 D deslocalizada com sucesso da Alemanha para a Coreia e Vietname
Em 2020, as máquinas fiss desmontaram com perícia duas máquinas de fundição sob pressão Bühler com uma força de aperto de 4200 t, desmontaram-nas e enviaram-nas em subconjuntos para a Coreia e Vietname.
Era uma vez duas máquinas de fundição sob pressão que tinham sido utilizadas em operações de fundição multi-turno para a produção de blocos de motor de 6 cilindros desde 2004 e que agora iriam ser vendidas. Quando o proprietário das máquinas de fundição, um fabricante alemão de automóveis, ofereceu as duas máquinas idênticas Buhler Evolution B 420 D com forças de aperto de 4200 t e um robô pulverizador no mercado de segunda mão na Primavera de 2020, ainda não era claro para onde a viagem aventureira das máquinas usadas as levaria. Afinal, primeiro tinha de ser encontrado um comprador de solventes que precisasse exactamente destas máquinas.
ACONSELHAMENTO E REDE
Para o melhor aconselhamento possível, o fabricante recorreu aos peritos experientes das máquinas fiss. Graças à rede mundial e à cooperação com parceiros de vendas da indústria de fundição injectada em quase todos os países do mundo, o contacto com a Coreia foi finalmente estabelecido. O fabricante asiático estava à procura de células de fundição para a produção de caixas de alumínio para redes móveis 5G nas suas instalações na Coreia e Vietname. Chegou-se rapidamente a um acordo e o acordo estava no papo.
PLANEAMENTO E DESMONTAGEM
Agora era tempo para a fase de planeamento do complexo desmantelamento e deslocalização das duas células de fundição. Também aqui, as máquinas fiss prestaram um valioso apoio com os seus 30 anos de conhecimentos especializados. Em conjunto, foram analisados os problemas específicos que poderiam surgir durante o desmantelamento e o transporte e foram elaboradas soluções sensatas. O percurso a partir das instalações da fábrica apresentou um desafio particular. A Bühler Evolution B 420 D tem um peso total de 270.000 kg. O desmantelamento e remoção dos componentes pesados da máquina foram correspondentemente complicados. A placa do cilindro com um peso total de 73.000 kg só pôde ser deslocada depois de a entrada com uma cave ter sido fixada com 100 adereços de solo.
O tiro de partida para o desmantelamento na Alemanha foi disparado em Março de 2020, com cerca de 30 homens em serviço. O desmantelamento foi gerido em vários turnos, mesmo aos sábados e domingos, a equipa trabalhou diligentemente. Primeiro, a equipa de desmantelamento desmantelou o equipamento de automação e os sistemas de perfurações como os sistemas de extracção KMA, WEKO WE 2500 prensa de rebarbamento, dispositivos de têmpera, fornos de dosagem, equipamento de rebarbamento grosseiro Ertl e rotulagem de peças, uma vez que estes não estavam incluídos no âmbito de fornecimento acordado.
Em Abril, continuámos com o desmantelamento dos robots de pulverização Kuka e das duas máquinas de fundição injectada Bühler Evolution B 420 D. Durante a desmontagem e a desmontagem das peças de fixação, ficámos agradavelmente surpreendidos com o perfeito estado das placas de fixação, do sistema de comutação e das colunas nessa altura. Isto mostrou que a manutenção regular por técnicos de serviço autorizados, bem como as modernizações efectuadas, tinham contribuído claramente para manter o valor. Todas as peças foram marcadas e fotografadas durante o desmantelamento, e os trabalhos complexos de desmantelamento foram documentados por vídeo. Em paralelo, o cliente na Coreia foi mantido informado durante todo o processo de desmantelamento. Devido à crise da Corona, não foi possível enviar os nossos próprios técnicos. No início de Maio, todas as peças da máquina foram finalmente desmontadas, habilmente embaladas e transportadas para fora das instalações da fábrica.
TRANSPORTE E MONTAGEM
Como empreiteiro geral, as máquinas fiss são também o contacto para o transporte de fábricas de fundição inteiras. Os transportes de máquinas envolvem exigências particularmente elevadas e uma grande quantidade de planeamento individual. A sequência do projecto foi planeada de acordo com as exigências dadas, de modo a que todos os degraus se enredassem precisamente como uma roda dentada.
A primeira máquina foi de camião e transporte especial para Hamburgo / Bremerhaven e depois de navio para a Coreia. A segunda máquina para o Vietname foi temporariamente armazenada perto de Landshut. Entretanto, no entanto, esta máquina também foi entregue com sucesso. Um total de 8 contentores abertos de 40' e 5 pacotes especiais por máquina de fundição foram enviados em RoRo ou caixotes, onde demoraram cerca de 6 semanas na sua viagem.
O transporte dos componentes pesados apresentou mais uma vez as máquinas fiss com uma verdadeira tarefa no destino. Afinal, a parte mais pesada pesava 65 toneladas e na Coreia e no Vietname aplicam-se regulamentos diferentes aos transportes rodoviários do que na Alemanha.
Originalmente, estava previsto que o fiss também se encarregaria da montagem no local. No entanto, no final, o cliente decidiu realizar a montagem e a entrada em funcionamento por razões de custos e devido às restrições em curso na Corona. Fornecemos o apoio necessário da Alemanha e assistimos o melhor que pudemos.