A crescente população mundial e a crescente prosperidade estão a esgotar cada vez mais os nossos recursos naturais. Em resumo: estamos a ficar sem matérias-primas se não as utilizarmos de forma mais parcimoniosa. É aqui que a utilização de equipamentos e máquinas durante toda a sua vida útil tem um efeito particularmente sustentável. Uma máquina industrial usada não precisa de ser atirada para a sucata só porque uma empresa vai à falência ou muda a sua produção. As máquinas usadas podem ser recondicionadas ou modernizadas e continuar a funcionar de forma confiável por muitos anos em um novo local.
É por isso que uma empresa de produção deve sempre fazer a si mesma a pergunta: Uma nova compra faz realmente sentido ou a compra de uma máquina em segunda mão é a melhor solução? É importante perceber que a qualidade de uma boa máquina usada pode ser igual. Os revendedores de segunda mão só comprarão uma máquina se a qualidade ainda for boa. Os compradores também recebem uma garantia, que proporciona uma protecção adicional para o investimento. Outra vantagem é o menor custo de aquisição, o que é particularmente interessante para as empresas com um orçamento limitado.
O papel das máquinas industriais em relação ao nosso ambiente
Existem várias pesquisas e programas sobre gestão de recursos na indústria para promover a redução das emissões de gases de efeito estufa e a proteção do nosso meio ambiente. No entanto, o que muitas vezes não é mencionado quando se fala de gestão de recursos ou sustentabilidade é o papel da maquinaria e o seu impacto associado no nosso ambiente. Afinal, grandes quantidades de dióxido de carbono também são emitidas para a atmosfera quando novas máquinas são produzidas e enviadas para todo o mundo.
Lembre-se sempre: máquinas para a indústria são altamente funcionais, duráveis e projetadas para uso contínuo. Algumas máquinas são raramente utilizadas ou utilizadas apenas para tarefas especiais e esgotaram apenas uma fração da sua vida útil planejada. Elas quase ainda podem ser descritas como sendo novas. Por isso, a sua eliminação não faz qualquer sentido em termos da urgente necessidade de conservação de recursos. Os comerciantes de máquinas em segunda mão reconhecem o potencial de uma máquina e podem dar conselhos práticos, neutros e independentes do fabricante às empresas interessadas na mesma.
Qual é a alternativa sustentável: comprar uma máquina nova ou comprar uma máquina em segunda mão?
Isto é óbvio para todos: A alternativa mais sustentável é a compra de máquinas em segunda mão. Isto porque a sua vida útil é prolongada e a quantidade de resíduos em aterros sanitários é reduzida. Mas quais são os argumentos a favor da compra de máquinas novas? Como com outros produtos orientados para a tecnologia, a compra de uma máquina moderna de última geração também ajuda, até certo ponto, a proteger o meio ambiente se, por exemplo, ela atingir melhores valores em eficiência energética do que os modelos mais antigos.
Mas existem outros factores a considerar, dependendo da máquina, da marca, do modelo, do trabalho que irá realizar e dos materiais de que é feita. Aqui ajuda a empresa interessada em comprar a analisar todos os fatores e a situação operacional atual para tomar uma decisão informada entre a compra de uma máquina nova ou a compra de uma usada. Na maioria dos cenários, a compra de maquinaria usada faz muito mais sentido. Outra vantagem: as máquinas usadas estão imediatamente disponíveis e mais baratas, o que muitas vezes é um aspecto particularmente importante.
Se uma máquina já está a ficar um pouco longa no dente, uma revisão da máquina em áreas parciais ou uma revisão geral por um especialista competente em máquinas usadas é uma boa ideia. Além da sustentabilidade, há muitas boas razões para a revisão geral de equipamentos usados:
O resultado final é que esta abordagem é rentável para todas as partes envolvidas. O comprador poupa dinheiro porque não paga o novo preço. E, em última análise, o ambiente também é beneficiado, porque não se desperdiçam recursos em novas construções.